Voltar ao topo
Artigo

É preciso falar sobre violência de gênero nas escolas

1 min

por Bruna Latrofe - Gestora de Projetos na Serenas

02 de junho de 2022

Educação e prevenção Sensibilização e capacitação Violência de gênero

Eu sempre tive o desejo de trabalhar com o tema de violência de gênero dentro das escolas. Esse desejo nasceu no decorrer dos meus 12 anos de atuação com essa demanda. Sim, já são longos anos nessa jornada de enfrentamento da violência contra meninas e mulheres, desde os atendimentos diretos – acolhendo, escutando, orientando e ajudando vítimas a ressignificarem histórias permeadas de violência desde suas infâncias – até as mobilizações com gestões municipais – fortalecendo redes, pensando em fluxos integrais de atendimento e encaminhamento, implementando comitês intersetoriais. 

E foi ouvindo cada vítima e cada profissional que fui percebendo a necessidade de promover e multiplicar, nas redes de ensino de todo o país, (in)formações sobre esse assunto tão denso e complexo que é a violência de gênero. Justamente porque é a educação que previne as violações de direitos e fortalece comunidades.

E quem diria que em 2022 eu teria o início desse desejo sendo realizado? Pois é! É por meio de uma parceria entre Serenas e Secretaria Estadual de Ensino de São Paulo que isso vem acontecendo. Nós da Serenas temos somado nossos conhecimentos e nossas experiências para promover formações a toda rede de ensino do Estado, desde profissionais que atuam na gestão da secretaria até crianças e adolescentes alunos(as) das escolas – sim, tem sido possível!

Essas formações já ocorreram com alguns públicos de forma presencial, alcançando 300 profissionais, incluindo dirigentes de ensino – aqueles profissionais que acompanham o trabalho das escolas, recebem os encaminhamentos de suspeitas ou identificações de violência e fazem toda a mobilização da rede de serviços.

E o trabalho não para! Estamos em processo de publicação e divulgação de guias educativos para três públicos específicos: profissionais de educação, adolescentes e crianças. Além de cursos on-line que trarão explicações sobre estereótipos, desigualdade e violência de gênero, e orientações sobre como buscar ajuda. O objetivo é alcançar TRÊS MILHÕES de pessoas da rede de ensino!

Tem sido uma experiência incrível e desafiadora! Planejar, colocar cada ideia no papel e ver tudo criando forma… e perceber que é real!

Temos prevenção em violência contra meninas e mulheres nas escolas? Agora temos!