Voltar ao topo
Artigo

Entenda como educação sexual contribui para crianças denunciarem abusos dentro de casa

1 min

por Mariana Rosário, Jornal O Globo

19 de julho de 2022

Educação e prevenção Violência Contra Crianças e Adolescentes

Após um ciclo de palestras sobre educação sexual, na cidade de Guatambu, em Santa Catarina, oito adolescentes identificaram que eram vítimas de abusos sexuais em ambiente familiar. As denúncias, em maio deste ano, aconteceram numa sequência de aulas, palestras e rodas de conversa com educadores em que os alunos eram estimulados a denunciar toques inadequados em seu corpo. Detalhado em relatório do Conselho Tutelar do município e encaminhado à polícia para investigação, o caso não é isolado. Para especialistas, a educação sexual — que deveria ser parte do currículo escolar para 73% de brasileiros ouvidos em recente pesquisa pelo Datafolha — tem efeito concreto no combate a abusos contra crianças e adolescentes.

Artigo escrito por Mariana Rosário, com participação de Amanda Sadalla, Co-fundadora da Serenas. Publicado no Jornal O Globo em 18/07/2022.

Leia o artigo completo em: https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2022/07/denuncias-de-abuso-em-sala-de-aula-reforcam-importancia-da-educacao-sexual-como-prevencao.ghtml