Este site utiliza cookies para colher informações analíticas sobre sua navegação. As informações dos cookies ficam salvas em seu navegador e realizam funções como reconhecer quando você retorna ao nosso website e ajudar nosso time a entender quais seções de nosso website são mais interessantes e úteis.
Se somos um dos países mais perigosos para ser mulher, também somos um dos países mais perigosos para ser menina
Aproximadamente, 34 milhões de meninas têm menos de 19 anos no Brasil. Elas representam 16% da população brasileira e, em pleno 2023, ainda não possuem os mesmos direitos que os meninos. Na prática, isso significa que a infância, adolescência e juventudes das meninas – especialmente negras, indígenas e periféricas – são marcadas pela discriminação, exclusão e, também, pela Violência Baseada no Gênero.
De fato, a violência contra as mulheres na vida adulta, é um problema urgente e que precisa ser enfrentado de maneira assertiva, especialmente em um país que registra uma vítima de feminicídio a cada 6 horas no último ano, de acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública de 2022. No entanto, é preciso tornar a discussão menos adultocêntrica e compreender os impactos da violência de gênero na trajetória de crianças e adolescentes.
…
Leia o texto completo em: https://www.estadao.com.br/politica/gestao-politica-e-sociedade/se-somos-um-dos-paises-mais-perigosos-para-ser-mulher-tambem-somos-um-dos-paises-mais-perigosos-para-ser-menina/