Contexto
O projeto Passa a Visão surgiu em 2022 para enfrentar as múltiplas formas de violência que prejudicam a vida de crianças e adolescentes em Cidade Tiradentes, São Paulo, território com mais de 230 mil habitantes. Realizado no âmbito da #AgendaCidadeUNICEF, em parceria com o UNICEF Brasil e o Ministério Público do Trabalho, o projeto promoveu uma abordagem territorializada e interseccional, valorizando o protagonismo jovem como ferramenta para disseminar informações confiáveis e prevenir violências de gênero, racismo e outras desigualdades.

Nossa atuação
Este projeto foi desenhado e implementado a partir de duas abordagens integradas: o engajamento de juventudes e a comunicação para mudança de comportamento social.
Na frente de engajamento de juventudes, mobilizamos e formamos a Rede Passa a Visão de Adolescentes e Jovens Comunicadores, um grupo de 50 pessoas entre 14 e 19 anos, residentes de Cidade Tiradentes, que participou de encontros formativos sobre prevenção de violências e foi desafiado a criar peças de comunicação para informar outros jovens do território, atingindo mais de 21 mil pessoas entre 2022 e 2023. Além disso, a rede de jovens participou ativamente de diferentes espaços de debates de políticas públicas relacionadas à prevenção de violências contra crianças e adolescentes.
Já na frente de comunicação para mudança de comportamento social, realizada em 2022, construímos, em parceria com organizações do território, uma campanha de comunicação comunitária que impactou cerca de 24 mil pessoas, além da produção e distribuição de um material informativo sobre prevenção de violências baseadas no gênero e condução de oficinas de sensibilização e rodas de conversa sobre o mesmo tema, impactando 105 agentes públicos que atuam no sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes do território.

Resultados de impacto
jovens formados
como comunicadores
locais.
moradores impactados
pela campanha
comunitária.
pessoas alcançadas
pelas ações digitais
da Rede de Jovens.
profissionais da rede
de proteção sensibilizados
sobre violências de gênero.
visualizações no
site do projeto.
Galeria de fotos
Materiais relacionados
EQUIPE SERENAS
* Todas as organizações parceiras e jovens comunicadores estão listados no relatório completo do projeto
Amanda Sadalla

Bruna Latrofe

Isabella Santiago

Thábata Wbalojá
Profissionais parceiras

Agnes Sofia Guimarães

Isabella Pileggi