Contexto
Em 2023, a nova gestão da Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC-PA) identificou uma alta incidência de casos de violência de gênero nas escolas estaduais e, sensível a essa realidade, nos procurou para buscar soluções. O projeto ganhou força com o apoio da Secretaria de Estado das Mulheres (SEMU-PA) e da equipe do Programa Escola Segura, incluindo policiais militares alocados nas unidades escolares, resultando em um trabalho colaborativo para transformar a dinâmica educacional e institucional no estado.

Nossa atuação
Dividido em duas etapas, o projeto capacitou lideranças e equipes técnicas para enfrentar as violências de gênero nas escolas estaduais do Pará. A primeira etapa incluiu a jornada formativa “Escolas Seguras para Todas as Meninas”, que mobilizou gestores das Secretarias de Educação e de Mulheres para incorporar a perspectiva de gênero nas políticas públicas e ações escolares. Na segunda etapa, oferecemos uma formação específica para as equipes da Corregedoria e Ouvidoria da SEDUC-PA, voltada ao acolhimento de casos de violência envolvendo servidores e estudantes. A capacitação incluiu diagnóstico das necessidades, conscientização sobre o tema e estratégias para agir com ética e cuidado.

Resultados de impacto
pessoas foram formadas entre lideranças e equipes técnicas das Secretarias de Educação e da Mulher, incluindo policiais militares alocados em escolas, responsáveis por 484 mil estudantes em 882 unidades escolares.
pessoas foram formadas
nas equipes de Ouvidoria
e Corregedoria da
SEDUC-PA.
das pessoas participantes passaram a reconhecer que sua área tem grande responsabilidade na prevenção de violências de gênero, um aumento de 43% após a formação.
das pessoas participantes concordam que a escola deve abordar conteúdos sobre violência de gênero além dos componentes curriculares da BNCC.
Assista
Veja como foi a experiência da Jornada Escola Segura para Todas as Meninas
Galeria de fotos
EQUIPE SERENAS

Amanda Sadalla

Bruna Latrofe

Graziela Santos

Isabella Santiago

Jade Lopes
Consultoras

Caroline Rodrigues

Paula Miranda