Contexto
A violência de gênero facilitada pela tecnologia impacta desproporcionalmente meninas e mulheres no Brasil, especialmente em um contexto de rápido crescimento no acesso digital. Apesar da crescente necessidade de letramento digital e segurança online, educadoras e educadores muitas vezes não têm ferramentas para abordar essas questões no ambiente escolar. Nesse cenário, a Serenas foi convidada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República para desenvolver um curso sobre o tema, com o objetivo de fortalecer educadores com conhecimentos e estratégias para proteger meninas nos espaços digitais.

Nossa atuação
Assim nasceu o curso Escolas ON, Violências OFF: Educação para a segurança online de meninas, voltado a professores e professoras da rede pública de ensino em todo o país.
A equipe da Serenas foi responsável pela produção de conteúdo, implementação e lançamento do curso online, que inclui materiais textuais e videoaulas com recursos de acessibilidade.
Com carga horária de 20 horas, o curso é composto por cinco módulos que combinam conteúdos teóricos e práticos sobre violências de gênero facilitadas pela tecnologia. Está disponível de forma gratuita e aberta na plataforma de e-learning da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), a Escola Virtual de Governo (EVG).

Resultados de impacto
lideranças governamentais, equipes técnicas e representantes da sociedade civil presentes no pré-lançamento, que se tornaram embaixadores do curso.
pessoas inscritas no curso, nos primeiros dois meses de lançamento, representando todos os estados brasileiros, e outros sete países.
matérias na mídia, com destaque para os veículos do Governo Federal, TV Senado e TV Cultura.
Galeria de fotos
Realização

Serenas
Apoio Institucional

Ministério das Mulheres

Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
Disponibilização

Escola Nacional
de Administração Pública
Financiamento

Embaixada do Reino Unido no Brasil
Materiais relacionados
Equipe Serenas
A equipe completa envolvida está listada na ficha técnica do projeto na Escola Nacional de Administração Pública.
Amanda Sadalla

Isabella Santiago

Jade Lopes

Bruna Latrofe

Marjana Borges

Valéria Rezende
Com colaboração de

Jéssica Tarigo Flores Designer

Livia Merlim Consultora Especialista em VBG

Mariana Valente Consultora Especialista em TFGBV

Thais Galvão Consultora em Design Instrucional

Maria Inclusiva Acessibilidade

Agência EDN Audiovisual