Voltar ao topo
Artigo

Se somos um dos países mais perigosos para ser mulher, também somos um dos países mais perigosos para ser menina

1 min

por Amanda Sadalla - Diretora Executiva da Serenas

08 de março de 2023

Violência de gênero

Aproximadamente, 34 milhões de meninas têm menos de 19 anos no Brasil. Elas representam 16% da população brasileira e, em pleno 2023, ainda não possuem os mesmos direitos que os meninos. Na prática, isso significa que a infância, adolescência e juventudes das meninas – especialmente negras, indígenas e periféricas – são marcadas pela discriminação, exclusão e, também, pela Violência Baseada no Gênero.

De fato, a violência contra as mulheres na vida adulta, é um problema urgente e que precisa ser enfrentado de maneira assertiva, especialmente em um país que registra uma vítima de feminicídio a cada 6 horas no último ano, de acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública de 2022. No entanto, é preciso tornar a discussão menos adultocêntrica e compreender os impactos da violência de gênero na trajetória de crianças e adolescentes.

Leia o texto completo em: https://www.estadao.com.br/politica/gestao-politica-e-sociedade/se-somos-um-dos-paises-mais-perigosos-para-ser-mulher-tambem-somos-um-dos-paises-mais-perigosos-para-ser-menina/