Voltar ao topo
Artigo

Serenas participa da Oficina Pedagógica Participativa do Programa Saúde na Escola

2 min

por Amanda Sadalla - Diretora Executiva da Serenas

21 de maio de 2024

Advocacy Educação e prevenção

Fortalecer políticas públicas para prevenir violências e promover os direitos de meninas e mulheres está no centro de tudo o que a Serenas faz. Para que isso aconteça, as áreas da saúde e educação devem dialogar e atuar juntas. E é justamente isso que o Programa Saúde na Escola se propõe a fazer: contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes da rede pública de ensino da educação básica, através da articulação entre os profissionais de saúde da Atenção Primária e os profissionais da educação.

O Programa, instituído em 2007, vive agora um processo importantíssimo de fortalecimento institucional e expansão – processo no qual a Serenas vem contribuindo desde o ano passado.

A convite do Ministério da Saúde, nossa diretora executiva, Amanda Sadalla, esteve em Brasília durante os três dias de realização da Oficina Pedagógica Participativa do Projeto “Fortalece Programa Saúde na Escola”.

O encontro reuniu representantes do Ministério da Saúde, Ministério da Educação, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Conselho Nacional de Educação (CONSED), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), e organizações da sociedade civil e academia.

 

O grupo se dedicou a pensar estratégias para a condução das oficinas regionais que irão qualificar 54 gestores/as, em nível estadual, do PSE das 27 unidades federativas, bem como o desenvolvimento de tecnologias sobre conteúdos e estratégias para qualificação das ações do PSE nos estados e municípios.

A participação da Serenas teve como objetivo compartilhar nossas experiências junto a governos e políticas educacionais para sensibilização de lideranças e formação de equipes técnicas, focando na construção de políticas educacionais voltadas à prevenção das violências contra meninas e mulheres e promoção da dignidade menstrual.

O próximo passo será a realização de oficinas locais, realizadas com representantes do Programa em diversos estados e municípios.

Agradecemos imensamente o convite feito pela Coordenadora do Programa, Katia Souto, à Universidade Federal de Goiás e à Coordenação-Geral de Equidade e Determinantes Sociais em Saúde – CGEDESS.

Estamos honradas em contribuir para a construção de um futuro onde a saúde e a educação caminham juntas em prol da garantia de direitos para meninas e mulheres.